The Mystery of the Pink Flamingo

Comédia | Documentário | Kitsch | Queer

The Mystery of the Pink Flamingo

Javier Polo

80′ – Espanha – 2020
Versão original em inglês e espanhol, legendado em espanhol e português
Apresentado pelo Queer Lisboa

Estreia em Portugal

27/11

19h30

Cinema São Jorge

→ Sala 3

Um quadrado engenheiro de som embrenha-se numa insólita investigação para revelar os segredos por trás do ícone kitsch por excelência, o Pink Flamingo. A sua estranha aventura converter-se-á inesperadamente numa viagem criativa em direção à autodescoberta, conhecendo pelo caminho figuras como a sensação da Internet Pink Lady of Hollywood, a guru da música Allee Willis, a banda pop Kero Kero Bonito ou o cineasta de culto John Waters. Rigo Pex, musicólogo, performer, apresentador e agitador cultural, também conhecido como Meneo, protagoniza o filme de Javier Polo, que revisita o documentário após o sucesso de Europe in 8 Bits, que estreou no IDFA.

Convidados: Javier Polo (realizador), Rigo Pex aka Meneo (protagonista)

23.30 – 02.00 Rigo Pex DJ Session Flamingo Party @ Cinema São Jorge


Javier Polo

Realizador

Javier Polo é um cineasta valenciano que divide o seu tempo entre projetos de ficção, documentário e publicidade. A sua sensibilidade pela música e por viajar marcaram a sua carreira, como se demonstra pelo sucesso do seu primeiro documentário em longa-metragem Europe in 8 Bits, exibido em dezenas de festivais internacionais entre quais se de destacam a World Premiere no IDFA (estreia). Também foi emitido em canais de televisão públicos e privados em mais de 20 países distribuídos entre a Europa e a América. O seu último projeto, a curta-metragem El Ascensor, foi emitido na televisão pública francesa e galardoado com vários prémios.

No seu percurso comercial, destacam-se os anúncios realizados para empresas como a Pepsi, a Whiskey Dewar’s, a Logitech, a Absolut e a Adolfo Domínguez.

Também realizou a série Tot Anirà Bé para a principal televisão da Catalunha.

Rigo Pex, protagonista do 'The Mystery of the Pink Flamingo'

Rigo Pex

Protagonista

Rigo Pex é um ser do mais prolífico que há. Nascido na Guatemala antes da era do fax, estuda piano e teatro musical desde os sete anos. É musicólogo, performer, apresentador e agitador cultural com uma longa trajetória multidisciplinar. Aos 18 anos já estudava musicologia, organizava eventos de arte contemporânea e cofundou o Tripnótica, o primeiro coletivo de música eletrónica do seu país.

Mais tarde participou como promotor organizando um café-galeria chamado SUAE, conhecido por ser a plataforma para toda uma geração de criadores. E não fica por aqui: organiza o Festival Centro-Americano de Instalação Habitart, cria o projeto musical Meneo e inventa o termo musical «electropical», passando a fazer parte da primeira vaga de produtores internacionais que misturam sons eletrónicos com ritmos tradicionais latinos como a cúmbia, o merengue e o dembow. Em 2012 muda-se para Madrid e é contratado pela editora discográfica Subterfuge. Começa de imediato a explorar a sua faceta como orador com a sua dissertação musical Analogía Entre la Madurez Personal y Musical, que teve a sua estreia na Casa da América e Centro Cultural de Espanha em Montevideu e em 2015 começa a trabalhar como apresentador em eventos de marcas e para a Radio3 Extra, com quem produz um podcast semanal chamado LATINATOR.