El jefe político
El jefe político La Réponse du Destin André Hugon 70′ – França – 1925Mudo com intertítulos em espanhol e legendagem
De 26 a 30 novembro, a Cinemateca Portuguesa acolhe a projeção de quatro filmes singulares que a Filmoteca Espanhola restaurou ou digitalizou no último ano. Quatro mostras diversas da riqueza patrimonial implícita no cinema e das possibilidades que revisitar a história da sétima arte pressupõe para entender o cinema contemporâneo.
A mostra inicia-se com El jefe político (André Hugon, 1924) com acompanhamento musical ao vivo por Miquel Brunet que compôs uma nova banda sonora para este filme francês filmado entre Maiorca, Madrid e Paris e que percorre caminhos pouco usuais para o cinema da sua época. Celebraremos também os centenários de Fernando Fernán Gómez e Luis G. Berlanga com as projeções das respetivas primeiras obras: Esa pareja feliz (Luis G. Berlanga e Juan Antonio Bardem, 1951) e Manicomio (Fernando Fernán Gómez e Luis M. Delgado, 1953). Ambos os filmes, devido à falta de materiais originais, estiveram durante muito tempo afastados das salas de cinema e voltam agora a poder ver-se no grande ecrã pela primeira vez em muitos anos.
Por fim, o programa fica completo com El diario rojo (Juan Carlos Olaria, 1982), um filme que esteve guardado numa gaveta durante várias décadas e que só recentemente, há apenas dois anos, viu a luz graças a um grupo de admiradores incondicionais do seu realizador. Uma ave rara, não só do cinema espanhol, mas do cinema europeu dos anos 80.
Josetxo Cerdán
Diretor da Filmoteca Espanhola
El jefe político La Réponse du Destin André Hugon 70′ – França – 1925Mudo com intertítulos em espanhol e legendagem
Esa pareja feliz That Happy Couple Luis García Berlanga & Juan Antonio Bardem 82′ – Espanha – 1951Versão original em
El diario rojo The Red Diary Juan Olaria 89′ – Espanha – 1982Versão original em espanhol, legendado eletronicamente em português
Manicomio Asylum Fernando Fernán Gómez & Luis María Delgado 80′ – Espanha – 1953 29/11 20h00 Sala Luís de Pina